"Inauguração da Universidade do Minho - Posse do 1º Reitor"

Reportagem sobre a deslocação do Ministro da Educação Nacional, José Veiga Simão, a Braga nos dias 17 e 18 de fevereiro de 1974. Retrata a chegada à atual Rua Andrade Corvo, a receção pelas autoridades civis, militares, académicas e religiosas no Arco da Porta Nova, o cortejo a pé até à Sé, a Missa e Te-Deum, presidida pelo Arcebispo Primaz, o cortejo até ao Largo do Paço, a Cerimónia de posse do Reitor e da Comissão Instaladora da Universidade do Minho, a receção, à noite, na Biblioteca Pública (atual Salão Nobre da Universidade do Minho), no dia 17 de fevereiro. Os últimos minutos retratam a Cerimónia de Entrega da Medalha de Ouro da Cidade pelo Presidente da Câmara de Braga, Vale Rego Amorim, nos Paços do Concelho, na manhã do dia 18 de fevereiro.

 Os Lvsiadas / de Luis de Camões .- Impressos em Lisboa : em casa de Antonio Gõçaluez Impressor, 1572 .- [2], 186 f.; 4ª (25 cm).
Os Lvsiadas / de Luis de Camões .- Impressos em Lisboa : em casa de Antonio Gõçaluez Impressor, 1572 .- [2], 186 f.; 4ª (25 cm).

D. Manuel 136.- Com reclame .- Assin: A4-Y4, Z5 .- Encadernação provavelmente do século XIX, em pele lisa e lombada decorada com ferros a quente .- Folhas de guarda em papel marmorizado .- Pequeno restauro no frontispício.- Marcas de posse: carimbo da Sociedade Martins Sarmento. Faria e Sousa no século XVII descobriu a existência de duas edições de Os Lusíadas ambas de 1572, do mesmo impressor, muito semelhantes em tudo, apenas com diferença "de caracteres e ortografia". Há ainda pequenas diferenças quase imperceptíveis na portada (em que o pelicano tem a cabeça virada para o lado esquerdo numa das edições e para o lado direito na outra), nas letras capitais, na disposição tipográfica e conteúdo verbal. A edição da Sociedade Martins Sarmento é conhecida por edição Ee, hoje admitida como edição princeps, em que a característica mais flagrante é a cabeça do pelicano virada para a esquerda, e cuja impressão se pensa ter sido vigiada pelo próprio poeta.

 Espetáculos de Carnaval
Espetáculos de Carnaval

Espetáculos de Carnaval, com baile, confetti e serpentinas a dez, onze e doze de fevereiro.

 Universidade do Minho : ano de abertura 1975/76
Universidade do Minho : ano de abertura 1975/76

Folheto informativo.

 Spain & Portugal, XIII
Spain & Portugal, XIII

 Planta com hipótese de localização em Guimarães- Alternativa 1.
Planta com hipótese de localização em Guimarães- Alternativa 1.

Planta, não datada, mas relacionada com os locais de implementação de instalações da UMinho em Guimarães no ano de 1976,com terrenos da 1ª alternativa em estudo para implementação da instituição naquela cidade.

Entradas recentes

Museu Nogueira da Silva : Centro de Artes Visuais Museu Nogueira da Silva : Centro de Artes Visuais | Visita integrada nas comemorações do XVII Aniversário da UMinho.
Apresentação pública da Biblioteca Digital Apresentação pública da Biblioteca Digital | A Biblioteca Digital da Universidade do Minho é uma iniciativa enquadrada nas Comemorações do Cinquentenário da Universidade do Minho, desenvolvida pela Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas, pela Biblioteca Pública de Braga e pela Casa de Sarmento. Contando também com conteúdos disponibilizados pelo Arquivo Distrital de Braga, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e a Sociedade Martins Sarmento, a Biblioteca Digital tem como objetivo reunir, divulgar e preservar diversos tipos de conteúdos (textos, imagens, áudio, vídeo) relacionados com a história e o património documental e bibliográfico associado à Universidade do Minho.
Cerimónia de entrega dos prémios de mérito escolar 1998 Cerimónia de entrega dos prémios de mérito escolar 1998 | Intervenção de Sérgio Machado dos Santos, Reitor da Universidade do Minho, na abertura da cerimónia. A entrega de prémios decorreu em vários auditórios da universidade.
Cerimónia de entrega dos diplomas de pós-graduação 1997 Cerimónia de entrega dos diplomas de pós-graduação 1997 | Intervenção de Sérgio Machado dos Santos, Reitor da Universidade do Minho; entrega dos diplomas.
Cerimónia de entrega dos diplomas 2000 Cerimónia de entrega dos diplomas 2000 | Intervenções de Licínio Chainho Pereira, Reitor da Universidade do Minho e do Presidente da Associação dos Antigos Estudantes da Universidade do Minho. Entrega dos diplomas.
Cerimónia de entrega dos diplomas 1999 Cerimónia de entrega dos diplomas 1999 | Intervenções de Licínio Chainho Pereira, Reitor da Universidade do Minho; Emídio José Ribeiro Meireles, Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho e Presidente da Associação dos Antigos Estudantes da Universidade do Minho.