Dia da Universidade do Minho : 2024
Dia da Universidade do Minho : 2024

Cerimónia solene do 50.º aniversário da Universidade do Minho. inclui cortejo simbólico, intervenção do reitor, Rui Vieira de Castro, intervenção do presidente das comemorações do 50.º aniversário da Universidade do Minho, João Rosas, intervenção da presidente da AAUM, Margarida Isaías, entrega do valor angariado pelo Lions Club de Braga para bolsas de estudo, entrega de prémios de mérito escolar, entrega das medalhas de 30 anos de função pública ao pessoal não docente, entrega do prémio de mérito científico a Isabel Soares, atribuições do título de professor emérito, intervenção da presidente do Conselho Geral, Joana Marques Vidal, intervenção da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

"Inauguração da Universidade do Minho - Posse do 1º Reitor"

Reportagem sobre a deslocação do Ministro da Educação Nacional, José Veiga Simão, a Braga nos dias 17 e 18 de fevereiro de 1974. Retrata a chegada à atual Rua Andrade Corvo, a receção pelas autoridades civis, militares, académicas e religiosas no Arco da Porta Nova, o cortejo a pé até à Sé, a Missa e Te-Deum, presidida pelo Arcebispo Primaz, o cortejo até ao Largo do Paço, a Cerimónia de posse do Reitor e da Comissão Instaladora da Universidade do Minho, a receção, à noite, na Biblioteca Pública (atual Salão Nobre da Universidade do Minho), no dia 17 de fevereiro. Os últimos minutos retratam a Cerimónia de Entrega da Medalha de Ouro da Cidade pelo Presidente da Câmara de Braga, Vale Rego Amorim, nos Paços do Concelho, na manhã do dia 18 de fevereiro.

 Os Lvsiadas / de Luis de Camões .- Impressos em Lisboa : em casa de Antonio Gõçaluez Impressor, 1572 .- [2], 186 f.; 4ª (25 cm).
Os Lvsiadas / de Luis de Camões .- Impressos em Lisboa : em casa de Antonio Gõçaluez Impressor, 1572 .- [2], 186 f.; 4ª (25 cm).

D. Manuel 136.- Com reclame .- Assin: A4-Y4, Z5 .- Encadernação provavelmente do século XIX, em pele lisa e lombada decorada com ferros a quente .- Folhas de guarda em papel marmorizado .- Pequeno restauro no frontispício.- Marcas de posse: carimbo da Sociedade Martins Sarmento. Faria e Sousa no século XVII descobriu a existência de duas edições de Os Lusíadas ambas de 1572, do mesmo impressor, muito semelhantes em tudo, apenas com diferença "de caracteres e ortografia". Há ainda pequenas diferenças quase imperceptíveis na portada (em que o pelicano tem a cabeça virada para o lado esquerdo numa das edições e para o lado direito na outra), nas letras capitais, na disposição tipográfica e conteúdo verbal. A edição da Sociedade Martins Sarmento é conhecida por edição Ee, hoje admitida como edição princeps, em que a característica mais flagrante é a cabeça do pelicano virada para a esquerda, e cuja impressão se pensa ter sido vigiada pelo próprio poeta.

 S. João em Braga : festas da cidade : 23-24-25 de junho 1934
S. João em Braga : festas da cidade : 23-24-25 de junho 1934

Festas da cidade, nos dias vinte e três, vinte e quatro e vinte e cinco de junho, Braga.

 Amor de perdição
Amor de perdição

Sexta-Feira dia sete de junho exibição do filme Amor de perdição, realizado por António Lopes Ribeiro, com os atores: António Vilar, Carmen Dolores e António Silva.

 Enterro da Gata : festas académicas 89 : 7 a 13 de maio
Enterro da Gata : festas académicas 89 : 7 a 13 de maio