• Tipo

    ver mais
  • Subtipo

    ver mais
  • Assunto

    ver mais
  • Autor

    ver mais
  • Data

    ver mais
399 items
Exposição e abaixo-assinado sobre as condições do polo de Guimarães da Universidade do Minho

Vida Estudantil |

Exposição e abaixo-assinado da Associação Académica e de alunos do cursos de Engenharia da Universidade do Minho. Protestam contra as más condições existentes no pólo onde funcionavam as aulas em Guimarães, reivindicam um autocarro para transporte de alunos entre Braga e Guimarães e ameaçam iniciar greve de protesto.

Consultar

Memória

Ofício 18/CG/81

Vida Estudantil |

Ofício dirigido pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) ao Ministro da Educação e Universidades. Envia [encontra-se em anexo] abaixo assinado dos alunos do 2º ano de Engenharia da Universidade do Minho, manifestando solidariedade face às reivindicações dos alunos do polo de Guimarães. Reitera o apoio daquela Associação ao protesto sobre os múltiplos problemas existentes naquele polo, solicitando ao Ministro que seja encontrada uma solução.

Consultar

Memória

Telex ao Secretário de Estado de Ensino Superior sobre greve de alunos

Vida Estudantil |

Telex enviado pelo Reitor em exercício da Universidade do Minho - Lúcio Craveiro da Silva, ao Diretor Geral do Ensino Superior informando que os alunos do núcleo de Guimarães iniciaram uma greve em protesto pela falta de condições e de resposta às reivindicações que, a este propósito, foram previamente enviadas ao ministro da tutela.

Consultar

Memória

Texto de conferência de imprensa sobre a greve de alunos

Vida Estudantil |

Texto da conferência de imprensa convocada para explicar o que motivou o protesto dos alunos sobre as condições do polo de Guimarães. A conferência de imprensa contou com dois representantes da AAUM e dois representantes de alunos eleitos para o efeito em reunião geral. Apresenta as motivações da greve, explicitando que os alunos não se opunham à bipolarização da UMinho, mas exigiam melhores condições de funcionamento do polo de Guimarães. Anexa ofício nº 12/CC/81, enviado pela Associação Académica ao Ministro da Educação e Universidades sobre o assunto.

Consultar

Memória

Comunicado dos alunos de Engenharia do polo de Guimarães ao colegas

Vida Estudantil |

Comunicado dos alunos de Engenharia do polo de Guimarães ao colegas de outros cursos, explicando o que motivara a greve que iniciaram e informando que os colegas do 2º ano dos cursos de Engenharia [a funcionar em Braga] iriam juntar-se ao protesto em solidariedade com as reivindicações daqueles alunos.

Consultar

Memória

Comunicado sobre suspensão da greve

Vida Estudantil |

Comunicado dos alunos de engenharia do polo de Guimarães, informa sobre a suspensão da greve que estava a ser empreendida, explicitando as razões dessa decisão. Comunica a concessão de um prazo para a resolução do problema. Anexa um documento dirigido aos alunos do 2º ano, exprimindo agradecimento pela solidariedade demonstrada naquela luta e explicando as razões da suspensão do protesto.

Consultar

Memória

Nota sobre reivindicações dos alunos

Vida Estudantil |

Nota sobre reivindicações dos alunos de Engenharia do polo de Guimarães.Expõe dados mais concretos sobre os problemas dos alunos do núcleo de Guimarães e propostas para melhorias das suas condições de transporte, nomeadamente no que concerne a preço, itinerário e horário dos autocarros que fariam a carreira entre os Pavilhões de Engenharia em Braga e o Palácio de Vila Flor em Guimarães.

Consultar

Memória

Comunicado sobre actuação de funcionária durante a greve de alunos

Vida Estudantil |

Comunicado sobre actuação de funcionária da UMinho durante a greve de alunos. O documento contém uma anotação manuscrita com o seguinte teor: "Irónico"

Consultar

Memória

Estudo sobre as condições necessárias para os alunos no polo de Guimarães

Vida Estudantil |

Estudo apresentado pela Reitoria sobre as condições necessárias para os alunos no polo de Guimarães. Apresenta uma estimativa do nº de alunos naquele núcleo no ano letivo de 1985-86 e das necessidades em termos de instalações, alimentação, alojamento e transporte. Anexa estudo económico para aquisição de um autocarro de 50 lugares e anexos sobre alojamento, alimentação e passe de transporte dos estudantes.

Consultar

Memória

Telex AAUM

Vida Estudantil |

Telex da Associação Académica da Universidade do Minho à Agência Noticiosa Portuguesa desmentido a notícia sobre uma alegada greve de alunos da Universidade do Minho e informando que apenas se verificava um ligeiro atraso no início das aulas devido à dificuldade de transporte dos alunos entre Braga e Guimarães, situação que se esperava estivesse resolvida em breve.

Consultar

Memória

Ofício [AAUM] 1.01.176/GD/84

Vida Estudantil |

Ofício da Associação Académica relativamente aos transportes entre os polos de Braga e Guimarães da universidade do Minho. Envia, para conhecimento do Reitor, a resolução final dos alunos do polo de Guimarães face às respostas que tinham obtido relativamente aos problemas de transporte entre as duas cidades. Anexa memorando da reunião de alunos que se realizara sobre esta matéria, bem como dois documentos com as propostas para resolução do problema, nomeadamente a exigência que a solução provisória encontrada perdurasse exclusivamente até dezembro daquele ano e sobre os horários dos autocarros que efectuariam a ligação.

Consultar

Memória

Monumentais festas do enterro da gata : edição 30 anos : a gata procura compromisso : 10 a 17 de maio

Vida Estudantil |

Consultar

Memória