Pesquisa

  • Tipo

    ver mais
  • Subtipo

    ver mais
  • Assunto

    ver mais
  • Autor

    ver mais
  • Data

    ver mais
1016 items
  • 1988-07-10
Engenharia sanitária é tema de simpósio luso‑brasileiro

Interação com a Sociedade | Internacionalização

Vai ter início nas instalações da Universidade do Minho, no Largo do Paço, o III Simpósio Luso‑Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, reunindo cerca de 250 técnicos, incluindo portugueses, brasileiros e galegos. O encontro abordará temas como intercâmbio técnico, tratamento de águas, obras hidráulicas e estudos sobre bacias hidrográficas luso‑espanholas.

Consultar

Memória

  • 1988-07-12
Engenharia Ambiental e Sanitária

Investigação | Interação com a Sociedade | Internacionalização

Realiza-se em Braga, nas instalações da Universidade do Minho, o III Simpósio Luso‑Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, organizado por associações portuguesa e brasileira da área. O encontro promove o intercâmbio técnico entre os dois países e alarga a discussão a temas relacionados com bacias hidrográficas luso‑espanholas. São apresentados temas como sistemas de água, tratamento de resíduos e políticas institucionais.

Consultar

Memória

  • 1988-07-12
Norte vai ter uma equipa para os recursos hídricos

Investigação | Interação com a Sociedade | Internacionalização

Anunciou-se em Braga, no Salão Nobre da Universidade do Minho, a criação de uma equipa instaladora da Administração dos Recursos Hídricos do Norte, apresentada durante a abertura do III Simpósio Luso‑Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. O Secretário de Estado do Ambiente destacou a orientação para um novo ciclo legislativo e de gestão dos recursos hídricos.

Consultar

Memória

  • 1988-07-13
Recursos hídricos do Norte

Investigação | Interação com a Sociedade | Internacionalização

Foi anunciada, no salão nobre da Universidade do Minho, a criação da equipa instaladora da Administração dos Recursos Hídricos do Norte, durante a abertura do III Simpósio Luso‑Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. O secretário de Estado Macário Correia referiu mudanças estruturais nos organismos ligados à gestão da água e destacou a evolução da política hídrica na Comunidade Europeia. O encontro prolongou‑se com debates temáticos promovidos pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos.

Consultar

Memória

  • 1988-07-13
Macário Correia anuncia reforma no sector dos recursos hídricos

Investigação | Interação com a Sociedade | Internacionalização

Foi anunciada, no salão nobre da Universidade do Minho, a criação da equipa instaladora da Administração dos Recursos Hídricos do Norte, durante a abertura do III Simpósio Luso‑Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. O secretário de Estado Macário Correia destacou a reorganização dos organismos de gestão hídrica e a evolução da política da água na Comunidade Europeia. O evento decorre no âmbito das atividades promovidas pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos.

Consultar

Memória

  • 1988-07-14
Recursos hídricos do Norte

Investigação | Interação com a Sociedade | Internacionalização

Foi anunciada, no salão nobre da Universidade do Minho, a criação da equipa instaladora da Administração dos Recursos Hídricos do Norte, durante a abertura do III Simpósio Luso‑Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. A intervenção de Macário Correia destacou a articulação futura de vários organismos e a evolução da política da água na Comunidade Europeia.

Consultar

Memória

  • 1988-07-14
Simpósio luso-brasileiro debateu problema da água

Investigação | Interação com a Sociedade | Internacionalização

Completa-se na Universidade do Minho o III Simpósio Luso‑Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que reuniu cerca de 300 participantes. Foram até ao momento debatidos temas como produção e distribuição de água, tratamento de despejos industriais, gestão de resíduos e formação em engenharia sanitária. Os trabalhos vão encerrar com nova reflexão sobre os problemas da água.

Consultar

Memória

  • 1988-07-15
Adoção de cuidados especiais no tratamento de resíduos perigosos - uma das doze conclusões saídas do III Simpósio luso-brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

Investigação | Interação com a Sociedade | Internacionalização

O III Simpósio Luso‑Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental terminou na Universidade do Minho, reunindo cerca de 300 técnicos de vários países e produzindo recomendações sobre gestão de resíduos, infraestruturas de saneamento, formação especializada e políticas hídricas. Foram ainda destacadas necessidades de atualização legislativa e reforço institucional.

Consultar

Memória

  • 1988-07-18
Viagem de estudo: finalista Cristina Miranda escolhida pela embaixada EUA

Vida Estudantil | Internacionalização

Cristina Miranda, finalista do curso de Relações Internacionais da Universidade do Minho, foi uma das escolhidas para participar numa viagem de estudo aos Estados Unidos promovida pela Embaixada dos EUA. E ainda estágios internacionais, no âmbito da AIESEC, envolvendo outras estudantes da Universidade do Minho, Graça Ferrer e Eunice Maciel.

Consultar

Memória

  • 1988-07-21
Vai ser instalada a administração dos recursos hídricos do norte

Interação com a Sociedade | Internacionalização

Foi anunciada a criação da Administração dos Recursos Hídricos do Norte durante a sessão de abertura do III Simpósio Luso‑Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Universidade do Minho. O novo organismo resulta da fusão de quatro entidades responsáveis pela gestão hídrica na região.

Consultar

Memória

  • 1988-07-22
Com a Gulbenkian AAUM discute situação dos bolseiros africanos

Ensino | Vida Estudantil | Internacionalização

Na Fundação Calouste Gulbenkian vai-se discutir a distribuição e renovação de bolsas destinadas a estudantes dos PALOP a estudar na Universidade do Minho. Em nota divulgada a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) apresentou propostas de apoio pedagógico e integração académica, incluindo a criação de um “ano zero”. A reunião conta também com a participação dos Serviços Sociais da Universidade do Minho.

Consultar

Memória

  • 1988-07-22
Estudantes africanos a estudar em Portugal

Ensino | Vida Estudantil | Internacionalização

Deslocação de representantes da Associação Académica da Universidade do Minho e dos Serviços Sociais para uma reunião na Fundação Gulbenkian sobre políticas de apoio a estudantes bolseiros dos PALOP. Serão discutidas modalidades de renovação de bolsas e a criação de um “ano zero” para facilitar o acesso ao ensino superior. Tem-se em vista a criação do primeiro encontro nacional de estudantes africanos a estudar em Portugal.

Consultar

Memória

  • 1988-07-29
Universidade do Minho "faz" escola cabo-verdiana

Ensino | Internacionalização

O Centro de Formação de Professores da Universidade do Minho anunciou a colaboração com autoridades cabo‑verdianas na criação de uma Escola de Formação de Professores do Ensino Básico, após a realização de um estágio de docentes de Cabo Verde financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Durante a cerimónia de despedida, o Reitor ofereceu um computador Amstrad aos estagiários, prevendo‑se futuras ações de cooperação.

Consultar

Memória

  • 1988-06-16
Diplomata do Brasil na UM : surto de emigração para Portugal é apenas fenómeno passageiro...

Vida Cultural | Internacionalização

Realizou-se na Universidade do Minho uma conferência do cônsul‑geral do Brasil no Porto, João Frank da Costa, dedicada aos parâmetros do desenvolvimento mundial e ao movimento migratório luso‑brasileiro. O diplomata abordou questões estruturais entre Centro e Periferia, comentou a perceção da emigração brasileira para Portugal e defendeu o reforço das relações culturais e científicas entre os dois países.

Consultar

Memória

  • 1988-06-17
Engenharia Sanitária é tema de simpósio

Interação com a Sociedade | Internacionalização

Vai decorrer na Universidade do Minho, entre 11 e 14 de julho, o III Simpósio Luso‑Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido por associações de Portugal e do Brasil. O encontro reune especialistas para intercâmbio técnico e científico, incluindo sessões, visitas e atividades complementares.

Consultar

Memória

  • 1988-06-17
Luso-brasileiros trocam experiências: Engenharia sanitária e ambiental com simpósio na capital do Minho

Interação com a Sociedade | Internacionalização

Vai realizar-se na Universidade do Minho o III Simpósio Luso‑Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido por associações portuguesas e brasileiras, destinado ao intercâmbio técnico e científico. O programa integra debates temáticos, mesa‑redonda com participação de elementos da Universidade do Minho, visitas técnicas e atividades complementares.

Consultar

Memória

  • 1987-04-02
Conferência sobre plásticos

Investigação | Interação com a Sociedade | Internacionalização

Vai-se realizar uma conferência sobre análise de falhas em produtos de plástico, apresentada por Derek Hensley, no Departamento de Energia Mecânica da Universidade do Porto, promovida pela Área de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Materiais.

Consultar

Memória

  • 1987-04-04
Estudantes espanhois visitam UM

Interação com a Sociedade | Internacionalização

Cerca de 30 alunos finalistas da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais de Santiago de Compostela vão visitar a Universidade do Minho, participando num seminário sobre economia portuguesa e política regional comunitária, bem como em visitas a localidades do Minho.

Consultar

Memória

  • 1987-04-06
Estudantes de compostela na Universidade do Minho

Vida Estudantil | Interação com a Sociedade | Internacionalização

Cerca de 30 estudantes da Universidade de Santiago de Compostela visitaram a Universidade do Minho para participar em seminários sobre economia portuguesa e política comunitária, no âmbito de um protocolo de cooperação entre as duas instituições. O programa incluiu atividades culturais e turísticas na região.

Consultar

Memória

  • 1987-04-07
Fórum internacional sobre jornalismo

Vida Estudantil | Interação com a Sociedade | Internacionalização

O II Fórum Internacional dos Estudantes de Jornalismo irá decorrer no Porto entre 12 e 14 de abril de 1987, reunindo cerca de cem estudantes de vários países europeus, incluindo do bloco de Leste. A Universidade do Minho esteve representada, debatendo temas sobre ensino e formação profissional em jornalismo.

Consultar

Memória

  • 1987-04-07
Associação de ex-alunos

Institucional | Internacionalização | Pessoas e Comunidade

Cinco ex-estudantes da Universidade do Minho formaram uma comissão para criar a Associação de Antigos Estudantes, com sede provisória na Associação Académica da Universidade do Minho. Paralelamente, uma delegação da Universidade de Angola visitou a Universidade do Minho no âmbito de um programa de cooperação.

Consultar

Memória

  • 1987-04-07
No âmbito do alargamento da cooperação: três reitores visitam a Universidade do Minho

Interação com a Sociedade | Internacionalização

Foram realizadas visitas institucionais à Universidade do Minho por delegações das universidades de Angola (esta chefiada pelo seu reitor, Dr. Raul Neto) e Santiago de Compostela, visando analisar protocolos existentes e alargar a cooperação. Está também prevista a visita do reitor da Universidade da Ásia Oriental (Macau).

Consultar

Memória

  • 1987-04-07
Estudantes espanhóis na Universidade do Minho

Vida Estudantil | Interação com a Sociedade | Internacionalização

Estudantes finalistas da Universidade de Santiago de Compostela participaram em Braga num seminário sobre economia portuguesa, realizado na Universidade do Minho, com orientação dos professores Cadima Ribeiro e Páscoa Machado. A iniciativa decorreu no âmbito de um protocolo entre as duas universidades.

Consultar

Memória

  • 1987-04-08
UM alarga cooperação

Investigação | Interação com a Sociedade | Internacionalização

O reitor da Universidade do Minho reuniu-se com o reitor da Universidade angolana Agostinho Neto para dinamizar ações de cooperação nas áreas científicas e pedagógicas, incluindo estágios e protocolos futuros. Foram também mencionados encontros com as Universidades de Santiago de Compostela e Macau para projetos conjuntos e protocolos de colaboração.

Consultar

Memória

  • 1987-04-08
Compostela

Interação com a Sociedade | Internacionalização

Alunos finalistas da Universidade de Santiago de Compostela visitam a Universidade do Minho, frequentando um seminário. Com base no mesmo acordo, 30 alunos da U. M. vão visitar a Universidade espanhola em maio.

Consultar

Memória